sábado, 26 de dezembro de 2009

Pastel de galinha à cabidela e gengibre afrodisíaco em Santa Teresa



Domingo, 12:15 - Bar do Mineiro - Rio de Janeiro, RJ

Faz tempos que um grupo de amigos meus da época da faculdade se reúne todos os anos perto do Natal. De uns 4 anos pra cá o encontro tem sido no Bar do Mineiro, tradicionalíssimo de Santa Teresa. Marcamos nesse domingo, ao meio dia. De largada, pedimos uma dose da batida que é famosa no bar, o gengibre afrodisíaco, que nunca vi em outro lugar.



Domingo, 12:45 - Bar do Mineiro - Rio de Janeiro, RJ

Pra dar início aos trabalhos, o tradicional pastel de feijão, com recheio de feijoada. Leva couve, caroço de feijão e toucinho. Uma delícia que é de lei no Mineiro. Para acompanhar, uma Heineken.


Domingo, 13:30 - Bar do Mineiro - Rio de Janeiro, RJ

Outra iguaria inusitada do Bar do Mineiro é este pastel de galinha à cabidela, que eu nunca tinha visto em lugar algum. O recheio leva a carne da galinha à cabidela desfiada e um pouco do molho. Um espetáculo de sabor. Sério mesmo. Bom, sou suspeito porque gosto muito de frango ao molho pardo, que é basicamente a mesma receita. Desta vez, acompanhei com uma Leffe.


Domingo, 15:20 - Bar do Mineiro - Rio de Janeiro, RJ

Tomei também uma Hoegaarden. Pra quem não conhece, é uma cerveja estilo witbier, leve mas encorpada, feita na bélgica e comum aqui por ser da InBev. Tem parte do malte de trigo, sementes do coentro e raspas de casca de laranja curaçao. Bem refrescante, mas com sabor característico muito presente.


Domingo, 16:45 - Bar do Mineiro - Rio de Janeiro, RJ

No Bar do Mineiro só tem cerveja da AmBev. Mas tem as cervejas especiais também. Além das comerciais mais conhecidas, tem as Bohemias escura, confraria e weiss, as Leffe blond e brown, Estela Artois e Hoergaarden. Dá pra fazer a festa.

Domingo, 17:00 - Bar do Mineiro - Rio de Janeiro, RJ

Mais um gengibre afrodisíaco e um caldo de feijão pra rebater. O Mineiro faz pratos maravilhosos da cozinha mineira e é excelente para almoçar, mas dá pra passar o dia só nos pesticos, como eu fiz nessa tarde de sol em Santa Teresa.


Domingo, 17:30 - Bar do Mineiro - Rio de Janeiro, RJ

Para fechar com chave de ouro, experimentei mais um pastel que eu nunca tinha provado antes. Recheio de carne seca com abóbora. Diferente e delicioso. Pedi mais uma Leffe blond, pelo seu amargor adocicado que combina com o adociado da abóbora e o salgado da carne. Vale a harmonização.

Pastel de feijão + pastel de galinha à cabidela + pastel de abóbora com carne seca + gengibre afrodisíaco + Hoergaarden + Leffe + Heineken

2 comentários:

  1. Muito bom Padilha!
    Adorei o artigo do nosso "almoço" e também o seu blog!
    Você soube que deu o maior "xarivarí" quando do fechamento da conta? Ou alguns saíram pagando menos ou - o que eu acho mais provável - os camareros meteram a mão.
    Esse negócio de muitas mesas e uma conta não costuma dar certo.
    Abração, Renato

    ResponderExcluir
  2. Padilha, excelente!
    Meus parabéns pelo relato fidedigno do nosso encontro no "Mineiro". Tudo muito detalhado, articulado e com muito bom humor!
    Realmente, o Renato tem razão, houve problemas na saída e acho que o mais provável foi um "equívoco" na conta..rsrs
    Abração e coloque mais fotos!
    Caíque

    ResponderExcluir