sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Pizzaria San Benedetto, em Balneário Piçarras - SC

Sexta, 20:30 - Pizzaria San Benedetto - Balneário Piçarras, SC

Trabalhei durante anos em uma grande agência de propaganda em São Paulo, cujo diretor de RH era esse simpático pizzaiolo da foto. Ficamos muito amigos e nunca perdemos contato, mesmo depois que ele se aposentou em 2001, virou dono de pizzaria - a San Benedetto (vilarejo italiano, terra natal da família dele) - e foi morar com a esposa em Balneário Piçarras, próximo a Navegantes. Quando voltei de Floripa para o Rio de carro aproveitei para reencontrá-lo. Fazia 8 anos que não nos víamos.


Sexta, 20:35 - Pizzaria San Benedetto - Balneário Piçarras, SC

O bom de ser amigo de pizzaiolo e ir visitá-lo em sua pizzaria é que a pizza fica pra lá de especial. Meu grande amigo Primo Luchini preparou uma receita que só é feita para vistantes muito chegados. Pra vocês terem ideia, a massa leva pedaços inteiros de batata e os ingredientes são orgânicos, colhidos na horta que ele e a mulher mantém em casa. Vocês precisavam ver ao vivo a cor desse manjericão, fresquíssimo e muito bonito.


Sexta, 20:40 - Pizzaria San Benedetto - Balneário Piçarras, SC

Fiquei impressionado com a habilidade do Primo manejando a pá no forno a lenha. A mesma maestria que ele tinha no trato com os funcionários daquela agência paulistana, ele tem ao preparar o forno, colocar a massa para assar e tirar a pizza no ponto certo.


Sexta, 21:00 - Pizzaria San Benedetto - Balneário Piçarras, SC

O resultado foi essa pizza do chef, com massa de batata, peperoni, anchovas, muita cebola, pimentão, bastante queijo, azeitonas e manjericão fresco, que comemos enquanto relembrávamos nossos tempos de São Paulo. Um grande abraço para o Primo e sua esposa, casal que esbanja simpatia e hospitalidade. Obrigado pela agradável noite que vocês me proporcionaram. Precisamos fazer isso mais vezes.

Pizza do chef + cerveja Bohemia

6 comentários:

  1. Que pizza meu irmão!!!!!
    Dá vontade de pegar um avião e ir lá conferir hoje mesmo.
    Passei o reveillon ao sabor de um drink maravilhoso: o bull shot.
    Ganhei de uma amiga um vidrinho de Bovril, um caldo de carne concentrado de origem britânica com um cheiro ótimo. Parece que é difícil de se achar por aqui.
    Diluindo uma colher de sobremesa rasa de Bovril no caldo de meio limão e um pouco de água mineral, tempere com molho inglês (Staffordshire legítimo!), Tabasco (3 gotinhas) e pimenta do reino moída na hora, mais uma dose caprichada de uma boa vodka e bastante gelo. Misture bem.
    É um consomée alcoólico! Além de ser muito gostoso e de deixar vc. num estado letárgico bastante confortável, te alimenta e previne a ressaca.
    Acordei no dia seguinte novo e sem qualquer gosto de cabo de guarda chuva na boca.
    Um ótimo 2010 para vc. e seus leitores.
    Renato Ramos

    ResponderExcluir
  2. Renatão, fiquei com vontade de experimentar esse tal de Bull Shot. Sabe onde encontro o Bovril aqui no Rio? Vou procurar por aí. Um grande abraço, meu amigo! Feliz 2010 pra você também.

    ResponderExcluir
  3. Caro Padilha

    Estou lendo sua matéria sobre nosso amigo comum Primo Luchini.
    Tenho conversado com ele e por varias vezes prometido ir degustar uma pizza em Piçarras.
    Acho que fiquei definitivamente convencido que preciso ir mesmo, e com urgência.
    Talvez voce não se lembre, mas trabalhei durante 20 anos na nossa querida Salles.
    Meu nome é Bertin.
    Grande abraço e muita saudade desse tempo, que seguramente foi o mais feliz da minha vida.
    Um grande 2010 pra todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Grande Bertin!
    Claro que me lembro bem de você.
    Ainda usa barba?
    Sugiro que você não deixe de visitar o Primo.
    Além da pizza ser ótima, a praia também é.
    Piçarras é um balneário bonito e sossegado.
    Me diga por onde anda.
    Eu estou morando no Rio de Janeiro.
    Um grande 2010 pra você também!

    ResponderExcluir
  5. Caro Padilha

    Continuo morando em S.B. do Campo e usando barba.
    Continuo também, trabalhando com o Paulo, nas suas empresas particulares.
    Padilha, no ano passado promovemos um encontro entre ex-Salles. Não conseguimos reunir muita gente porque foi de ultima hora.
    Estamos pretendendo fazer um novo encontro em Maio desse ano e, dessa vez, tentar reunir um maior numero de amigos.
    No momento oportuno te aviso.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. AHHHH...
    QUERO FOTO MUNHA AI TBM...
    POW TBM SOU PIZZAIOLA...
    NAUM QUERO NEM SABE VAMU BOTA AS FOTOS DA PIZZA QUE EU FIX...
    BJAUM

    ResponderExcluir