sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Seis chopes diferentes e alguns inéditos no Rio

Sexta, 22:30 - Boteco Colarinho - Rio de Janeiro, RJ

O Rio sempre deu mais preferência ao chope do que à cerveja de garrafa, mas não temos diversidade de estilos. Ou melhor, não tínhamos. Há um mês abriu em Botafogo o Boteco Colarinho, o único bar com seis torneiras de chope, todas com estilos diferentes. Do pilsner Brahma ao artesanal München Hell Botto Bier, produzido em Barra do Piraí, interior do Estado do Rio. Note que a chopeira vem de cima, do segundo andar, diretamente da camara fria onde ficam armazenados os barris. Detalhe inédito que garante chope sempre fresco e na temperatura certa.

Sexta, 22:30 - Boteco Colarinho - Rio de Janeiro, RJ

Outra novidade, além dos seis estilos diferentes de chope sempre à disposição, é a introdução de chopes que nunca tinham sido apresentados aos cariocas. Como este Bamberg Rauchbier, de Votorantim, interior de São Paulo, ganhador de vários prêmios internacionais. Este ano foi eleito the World's Best Flavoured Lager no World Beer Awards. Chope defumado, com aroma de churrasco e delicioso, de drinkability excelente. Tanto que, apesar de ser um chope "convidado" (nem está no cardápio) e de sabor totalmente incomum, o barril de 50 litros durou poucos dias. Esse aí da foto foi o primeiro de uma série que eu tomei. Afinal, não é sempre que temos um chope rauchbier no Rio.

Sexta, 23:30 - Boteco Colarinho - Rio de Janeiro, RJ

Para hamonizar com o Bamberg Rauchbier, que vai bem com churrasco, feijoada, carne de porco, grelhados e carne vermelha, pedi esse lombo suíno que estava espetacular. Aliás, outro ponto de destaque do Boteco Colarinho é a comida. Meus petiscos preferidos são pastel de feijoada, empada de camarão e bolinho de estrogonofe, que é ótimo. Estou descobrindo cada vez mais que cerveja tem muito mais possibilidades de harmonização do que o vinho, porque apresenta uma gama menos limitada de aromas e sabores. Além de ser bem mais informal e adequada ao nosso clima. Você só precisa descobrir o estilo certo de cerveja para cada prato, ou vice-versa. Pode experimentar sem medo. Cerveja especial sempre cai muito bem.

Saúde!

Chope Bamberg Rauchbier + chope artesanal München Hell Botto Bier + bolinho de estrogonofe + pastel de feijoada + lombo suíno

2 comentários:

  1. que tal uma terça/quarta/quinta não por lá ?

    Eu topo !

    ResponderExcluir
  2. Que tal várias segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos também?

    Sou parceiro, o lugar é muito bom.

    Fora a brincadeira, vamos fazer sim. Juntar a galera da ACervA no Colarinho vai ser muito bom.

    Bota na lista que eu apoio e incentivo.

    E o Sebastiana, como foi?

    Me conta.

    Abraço!

    ResponderExcluir