Faz tempos que um grupo de amigos meus da época da faculdade se reúne todos os anos perto do Natal. De uns 4 anos pra cá o encontro tem sido no Bar do Mineiro, tradicionalíssimo de Santa Teresa. Marcamos nesse domingo, ao meio dia. De largada, pedimos uma dose da batida que é famosa no bar, o gengibre afrodisíaco, que nunca vi em outro lugar.
Domingo, 12:45 - Bar do Mineiro - Rio de Janeiro, RJ
Pra dar início aos trabalhos, o tradicional pastel de feijão, com recheio de feijoada. Leva couve, caroço de feijão e toucinho. Uma delícia que é de lei no Mineiro. Para acompanhar, uma Heineken.
Outra iguaria inusitada do Bar do Mineiro é este pastel de galinha à cabidela, que eu nunca tinha visto em lugar algum. O recheio leva a carne da galinha à cabidela desfiada e um pouco do molho. Um espetáculo de sabor. Sério mesmo. Bom, sou suspeito porque gosto muito de frango ao molho pardo, que é basicamente a mesma receita. Desta vez, acompanhei com uma Leffe.
Tomei também uma Hoegaarden. Pra quem não conhece, é uma cerveja estilo witbier, leve mas encorpada, feita na bélgica e comum aqui por ser da InBev. Tem parte do malte de trigo, sementes do coentro e raspas de casca de laranja curaçao. Bem refrescante, mas com sabor característico muito presente.
No Bar do Mineiro só tem cerveja da AmBev. Mas tem as cervejas especiais também. Além das comerciais mais conhecidas, tem as Bohemias escura, confraria e weiss, as Leffe blond e brown, Estela Artois e Hoergaarden. Dá pra fazer a festa.
Mais um gengibre afrodisíaco e um caldo de feijão pra rebater. O Mineiro faz pratos maravilhosos da cozinha mineira e é excelente para almoçar, mas dá pra passar o dia só nos pesticos, como eu fiz nessa tarde de sol em Santa Teresa.
Para fechar com chave de ouro, experimentei mais um pastel que eu nunca tinha provado antes. Recheio de carne seca com abóbora. Diferente e delicioso. Pedi mais uma Leffe blond, pelo seu amargor adocicado que combina com o adociado da abóbora e o salgado da carne. Vale a harmonização.
Pastel de feijão + pastel de galinha à cabidela + pastel de abóbora com carne seca + gengibre afrodisíaco + Hoergaarden + Leffe + Heineken
Muito bom Padilha!
ResponderExcluirAdorei o artigo do nosso "almoço" e também o seu blog!
Você soube que deu o maior "xarivarí" quando do fechamento da conta? Ou alguns saíram pagando menos ou - o que eu acho mais provável - os camareros meteram a mão.
Esse negócio de muitas mesas e uma conta não costuma dar certo.
Abração, Renato
Padilha, excelente!
ResponderExcluirMeus parabéns pelo relato fidedigno do nosso encontro no "Mineiro". Tudo muito detalhado, articulado e com muito bom humor!
Realmente, o Renato tem razão, houve problemas na saída e acho que o mais provável foi um "equívoco" na conta..rsrs
Abração e coloque mais fotos!
Caíque