Hoje eu fui comer uma feijoada no Centro do Rio com o André Paranhos, que criou o blog Feijoadas Cariocas junto com o Daniel Fucs. Eles estavam comemorando o 100º post e decidiram voltar ao lugar onde tudo começou: Bico Doce, na Rua do Rosário.
O lugar é bem simples. Dá pra ver pela cozinha, que está em reforma. Mas a feijoada é honestíssima. E vem acompanhada de caipirinha, que a gente foi logo pedindo pra molhar o bico.
Não tem cerveja especial. Como o foco era comida, me conformei com uma Original. Os amigos da ACervA que me perdoem.
A feijoada não demorou a chegar e veio bem servida, pra duas pessoas com fome. Quando vi a cumbuca logo pensei que aquela seria uma longa tarde... Ainda mais com a chuva que desabou no Rio hoje.
O prato já vem feito - com arroz, couve, farofa e torresmo. Você vai se servindo de feijoada até acabar com a cumbuca ou a cumbuca acabar com você. O que é sempre mais provável.
Tem todo tipo de gente por lá. De todas as idades e estilos. Por alguns momentos, me senti dentro do filme Buena Vista Social Club. O Bico Doce tem uma clima de democracia latina que a gente só consegue ver em Havana.
Voltei a pé pra fazer a digestão e entrei nessa igreja que me chamou a atenção. É a igreja da Irmandade da Santa Cruz dos Militares, fundada em 1623. Segundo disseram, é um dos mais importantes exemplos do barroco mineiro, com o altar todo entalhado em madeira. Comer também é cultura.
Essa incursão pelo Centro do Rio me fez lembrar o que eu nunca esqueci. Meu Rio de Janeiro é lindo. De todas as formas e de todas as maneiras. Não apenas as belezas naturais e as atrações turísticas. Mas também a sua gente, a sua arquitetura e a sua história. Aguardem que vem mais relatos por aí...
Feijoada + caipirinha + Original + uma prece a Nossa Senhora
Oi Padilha, foi um prazer tê-lo conosco nesta visita ao Bico Doce ! Segue nosso post com as suas fotos !
ResponderExcluirhttp://feijoadascariocas.blogspot.com/2009/12/100-posts.html
Vamos marcar a Feijoada com Cerveja !
Aquele Abraço,
André