segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Para comer com os olhos


Domingo, 12:20 - Bira - Barra de Guaratiba, RJ

Sempre que vem um amigo de fora  levo no Bira para comer uma moqueca e mostrar essa vista maravilhosa do Rio. Além da comida ser ótima, não tem restaurante num lugar mais especial.


Domingo, 12:45 - Bira - Barra de Guaratiba, RJ

Pra começar, pedimos pasteis de siri e camarão - deliciosos. O recheio é bem suculento e o tempero é perfeito. A qualidade da comida não cai desde que fui pela primeira vez há uns 15 anos. Para molhar o bico, meia dúzia de Cerpas num balde de gelo.

Domingo, 13:10 - Bira - Barra de Guaratiba, RJ

A natureza fica literalmnte ao alcance das mãos. As mesas ficam em um deck sobre a copa das árvores na encosta de um morro. Sempre tem uns micos que circulam por entre as mesas sem medo dos frequentadores, divertindo todo mundo. Nesse domingo estava um calor de rachar e uma cigarra fez companhia pra gente enquanto almoçávamos.

Domingo, 13:30 - Bira - Barra de Guaratiba, RJ

Depois das entradas, pedimos uma moqueca de cação, que vem acompanhada de arroz branco e farofa de dendê. Dá para três pessoas comerem tranquilamente.


Domingo, 13:30 - Bira - Barra de Guaratiba, RJ

Está mais para moqueca baiana que capixaba. Acho que leva leite de coco e dendê, mas é bem leve e com ingredientes frescos. O tempero, como sempre, não falha nunca, é ótimo.

Domingo, 14:30 - Bira - Barra de Guaratiba, RJ

Não chegue tarde. Apesar de longe, o Bira é bem concorrido. Abre ao meio-dia e pouco depois disso já está com o deck, onde ficam as melhores mesas, completamente lotado. Quando saímos a fila de espera estava enorme.

Domingo, 14:40 - Bira - Barra de Guaratiba, RJ

Pelo visto, meu amigo mexicano que mora em Chicago aprovou a comida.

Pastel de siri + pastel de camarão + moqueca de cação + Cerpas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Duas tchecas pela primeira vez no Brasil

Quinta, 22:30 - Beertaste - Rio de Janeiro, RJ

Começo de ano corrido, não tinha ido visitar meu amigo Leo no Beertaste. Mas ontem, não sei porque, resolvi dar uma passada por lá antes de ir pra casa, depois do trabalho. Era meu sexto sentido pedindo para que eu fosse. Ele não falha nunca. Fui surpreendido por uma degustação improvisada de duas cervejas inéditas no Brasil: BrouCzech e Zatecky Export, ambas lager. Legítimas pilsners tchecas. São bem lupuladas, como todas do estilo, apresentando amargor intenso mas não tão pronunciado. A primeira, BrouCzech, é ligeiramente mais amarga, lembrando uma IPA (India Pale Ale) britânica. A outra é mais fiel ao que se espera de uma pilsner tcheca, um tom menos escura e um pouquinho mais leve. Elas tinham acabado de chegar pelas mãos do nosso amigo Giovanni Calmon, dono da Balkkon. A Balkkon é a distribuidora de cervejas especiais aqui do Rio que representa a importadora de cervejas Importbeer de Porto Alegre. Pelo que o Giovanni disse, nem os cervejeiros brasileiros mais antenados conhecem. Foi um verdadeiro furo de reportagem do Almoçário. Anote na sua lista de compras. Quando encontrar qualquer uma delas, pode pedir sem medo de errar. São ótimas.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Pizzaria San Benedetto, em Balneário Piçarras - SC

Sexta, 20:30 - Pizzaria San Benedetto - Balneário Piçarras, SC

Trabalhei durante anos em uma grande agência de propaganda em São Paulo, cujo diretor de RH era esse simpático pizzaiolo da foto. Ficamos muito amigos e nunca perdemos contato, mesmo depois que ele se aposentou em 2001, virou dono de pizzaria - a San Benedetto (vilarejo italiano, terra natal da família dele) - e foi morar com a esposa em Balneário Piçarras, próximo a Navegantes. Quando voltei de Floripa para o Rio de carro aproveitei para reencontrá-lo. Fazia 8 anos que não nos víamos.


Sexta, 20:35 - Pizzaria San Benedetto - Balneário Piçarras, SC

O bom de ser amigo de pizzaiolo e ir visitá-lo em sua pizzaria é que a pizza fica pra lá de especial. Meu grande amigo Primo Luchini preparou uma receita que só é feita para vistantes muito chegados. Pra vocês terem ideia, a massa leva pedaços inteiros de batata e os ingredientes são orgânicos, colhidos na horta que ele e a mulher mantém em casa. Vocês precisavam ver ao vivo a cor desse manjericão, fresquíssimo e muito bonito.


Sexta, 20:40 - Pizzaria San Benedetto - Balneário Piçarras, SC

Fiquei impressionado com a habilidade do Primo manejando a pá no forno a lenha. A mesma maestria que ele tinha no trato com os funcionários daquela agência paulistana, ele tem ao preparar o forno, colocar a massa para assar e tirar a pizza no ponto certo.


Sexta, 21:00 - Pizzaria San Benedetto - Balneário Piçarras, SC

O resultado foi essa pizza do chef, com massa de batata, peperoni, anchovas, muita cebola, pimentão, bastante queijo, azeitonas e manjericão fresco, que comemos enquanto relembrávamos nossos tempos de São Paulo. Um grande abraço para o Primo e sua esposa, casal que esbanja simpatia e hospitalidade. Obrigado pela agradável noite que vocês me proporcionaram. Precisamos fazer isso mais vezes.

Pizza do chef + cerveja Bohemia